OS 72 VERSOS DE OURO DE PITÁGORAS

OS 72 VERSOS DE OURO DE PITÁGORAS

Sumário

Para transformar seres humanos de chumbo em seres humanos de ouro, numa vida alquímica, seres humanos áureos.

Comunicar-se com o Divino por afinidade porque reconheço e cultivo as qualidades divinas dentro de mim.

Quem foi Pitágoras?

Antes de falarmos de seus avanços e mudanças para a humanidade, é interessante buscarmos a história deste magnífico ser que revolucionou a forma como as coisas eram feitas.

Pitágoras de Samos (570 – c. 495 a.C.) foi um filósofo e matemático grego jônico, e também fundador do movimento que ficou conhecido como Pitagorismo. Muito o que sabemos e temos sobre Pitágoras hoje foi adquirido somente muitos anos após sua morte, tornando assim difícil obter informações precisas e confiáveis sobre a vida de Pitágoras.

É responsável pela criação de uma seita, tardiamente ficaria conhecida como Escola Pitagórica. Sua seita misturava matemática, filosofia, música e astronomia em uma doutrina religiosa. Onde tinha como intuito purificar a alma através do conhecimento. 

A Escola Pitagórica era muito fechada e rígida, onde há a história de um suposto aluno que foi contra o que era dito por Pitágoras, é falado que este foi assassinado pelos pitagóricos. Porém como todas as informações sobre Pitágoras são escassas, não há confirmação dessa história.

Foi o responsável pela descoberta da relação da igualdade entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados do cateto no interior de um triângulo retângulo. Desta forma revolucionou a matemática, e ficou conhecida como teorema de Pitágoras.

A filosofia de Pitágoras não se distanciava dos outros filósofos da mesma época, onde o estudo era concentrado a encontrar a origem de todo o universo.

Pitágoras foi também um grande influenciador a outros pensadores que iriam vir posteriormente a ele. Como por exemplo, Platão e Aristóteles possuíam traços dos costumes pitagóricos. Alguns pensadores mais atuais também foram influenciados pelos costumes de Pitágoras, podemos citar Galileu Galilei, Isaac Newton, Giordano Bruno, Kepler e Leibniz.

A música também foi alvo de Pitágoras, o mesmo foi responsável por descobrir tons musicais dos diferentes que já existiam até então.

Os 72 versos de ouro de Pitágoras

É inegável as benfeitorias e qualidades de Pitágoras, revolucionário, trouxe diversas coisas que adotamos até hoje, foi um homem que trouxe mudanças a um todo em geral.  

Os versos de ouro são advertências morais, encontradas em 72 ensinamentos e estes ditos foram atribuídos a Pitágoras. Sua data e sua real origem possuem divergências, assim como tudo envolvendo a vida de Pitágoras, isso por decorrência da pouca confiabilidade dos meios que replicam a história e trajetória deste revolucionário. 

Confira a seguir os 72 versos de ouro de Pitágoras: 

Preparação

Purificação

Perfeição

A importância dos Versos de Ouro de Pitágoras

Os Versos de Ouro da tradição pitagórica constituem um documento de valor inestimável.

Este texto, breve e único, até hoje pouco conhecido do público, é um mapa preciso do caminho prático para a sabedoria divina.

Estes versos, expressam com clareza, os compromissos pitagóricos para com a vida cotidiana assinalando um caminho de transformação de cada indivíduo; a verdadeira alquimia.

Ele expressa em poucas palavras, e com uma clareza definitiva, o compromisso de vida dos pitagóricos de todos os tempos.

Na complexa transição de hoje para uma civilização global, eles apontam e sinalizam impecavelmente o caminho da regeneração de cada indivíduo, base para o renascimento coletivo da sabedoria para o ser humano de todos os tempos.

Os Versos de Ouro serão tão atuais dentro de 500 anos como eram na Grécia antiga há 2.500 anos atrás.

O fato de que caiu no esquecimento e é relativamente raro só faz aumentar seu valor.

Os Versos de Ouro, a partir do texto de Hierocles de Alexandria, com base na versão em língua inglesa feita por N. Rowe em 1707, e adotada hoje pela maior parte dos estudiosos da tradição pitagórica. Leve-se em conta, outras versões importantes dos Versos, entre elas a de Fabre d´Olivet (século 19). Um texto imortal que se pode ler, reler e meditar ao longo do tempo. É um mapa, um guia e um tratado completo sobre a vida dos sábios.

Os Versos de Ouro são um dos textos da Escola de Crotona, dos legados à humanidade deixados por Pitágoras; um legado de grande valor que se for colocado em prática, é capaz de levar o discípulo para o caminho da Sabedoria Divina e da Ascensão.

Os Versos de Ouro, tradicionalmente atribuídos a Pitágoras, constituem um documento de valor inestimável e que, apesar de escritos há cerca de 2.500 anos, mantêm total atualidade.

Não se sabe, ao certo, quem foi o seu autor, mas é Lísis quem parece reunir maior consenso entre os estudiosos. A cópia mais antiga que chegou até nós é de Hierocles de Alexandria, da qual foram feitas diversas traduções para línguas modernas, as quais, no entanto, apresentam algumas diferenças.

A biografia de Pitágoras está envolta em lendas.

Diz-se que o nome significa altar da Pítia ou o que foi anunciado pela Pítia, pois mãe ao consultar a pitonisa soube que a criança seria um ser extraordinário. Pitágoras foi o fundador de uma escola de pensamento grega denominada em sua homenagem por Escola Pitagórica.

 

Escola de Atenas

Escola de Atenas - Vaticano

A Escola de Atenas é uma das mais famosas pinturas do renascentista italiano Rafael e representa a Academia de Atenas. Afresco foi pintada entre 1509 e 1511 na Stanza della Segnatura sob encomenda do Vaticano.

  1. Zenão de Cítio ou Zenão de Eléia;
  2. Epicuro;
  3. Frederico II, duque de Mântua e Montferrat;
  4. Anicius Manlius Severinus Boethius ou Anaximandro ou Empédocles;
  5. Averroes;
  6. Pitágoras;
  7. Alcibíades ou Alexandre, o Grande;
  8. Antístenes ou Xenofonte;
  9. Hipátia (Francesco Maria della Rovere ou Margherita, amante de Rafael) 10: Ésquines ou Xenofonte;
  10. Parménides;
  11. Sócrates;
  12. Heráclito (caracterizado por Michelangelo);
  13. latão segura o Timeu (caracterizado por Leonardo da Vinci);
  14. Aristóteles segura a Ética;
  15. Diógenes de Sínope;
  16. Plotino;
  17. Euclides ou Arquimedes acompanhado por estudantes (Bramante);
  18. Estrabão ou Zoroastro (Baldassare Castiglione ou Pietro Bembo);
  19. Ptolomeu : Apeles (Rafael);
  20. Protogenes (Il Sodoma ou Pietro Perugino).

Vídeo Explicativo da Escola de Atenas por Rafael

Referência: Khaldovah’s Channel

A Sabedoria de Pitágoras

Visão parcial de gravura publicada na obra The Pythagorean Sourcebook and Library, Compiled and Translated by Kenneth Guthrie, Phanes Press, Michigan, EUA, 1987, 361 pp.

Aula sobre a Escola de Atenas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pitágoras e Buda, professores de Jesus

Yod-He-Shin-Vav-He e Maria Madalena